11 de nov. de 2009

Conselhos

Sabe qual o problema dos conselhos? Quando queremos ajudar com conselhos, dificilmente sabemos do que estamos falando e quando recebemos, sabemos exatamente que é assim que deveria ser e que não precisamos, no fundo, que ninguém nos diga. Afinal quem está aconselhando,dificilmente age da forma que quer que ajamos, não é mesmo?
Eu nunca tive tanto juízo, mas as pessoas não me enxergam assim.
Pois bem, numa conversa hoje no horário de almoço com uma amiga do trabalho, "tive" que dar uns conselhos a ela. Ela me obrigou, na verdade (hihihi) e me peguei dizendo coisas que deveria repetir a mim mesma todos os dias antes de levantar da cama.
É interessante como não precisamos de ninguém para nos dizer nada do que devemos fazer. Sabemos exatamente o que fazer e como agir. O que falta então?
Coragem? Determinação? Vergonha na cara?
Se temos coragem de aconselhar pessoas que gostamos muito, porque não temos coragem de seguir os nossos próprios conselhos?
Daí eu entendi. Damos conselhos quando mais precisamos deles!
Se conhecemos a pessoas que aconselhamos, se gostamos dela, estamos apenas desejando a ela aquilo que desejaríamos de fazer e não temos coragem. E se a pessoa seguir, ótimo! Pelo menos vai dar certo para alguém e alguém vai ter um final feliz.
Isso para mim é coisa séria.
E fatos estranhos me surpreendem todos os dias. Uma amiga, uma vez, me pediu para eu conversar com uma amiga dela, que eu não conhecia, para dar uns conselhos sobre uma determinada situação.
O que que é isso? Eu nem conhecia a menina. Fiquei sem saber o que dizer. Tem muito haver com o que sabemos da pessoa, da inimidade que temos para falar sobre os assuntos, das coisas que desejamos a ela... enfim, tem muita gente louca no mundo!!!
Quando não conhecemos a pessoa, é inútil dar conselhos.
Tem gente que vai a programa de Tv pedir conselho. Liga para rádio, sei lá que loucura mais... Para que dar conselho então?
Na verdade, nesses casos, não estamos nem ai para o problema do outro, estamos mesmo é querendo ver se alguém compra a nossa idéia e se ela tem ao menos uma possibilidade remota de dar certo, e é por isso que partilhamos com desconhecidos. Ainda mais porque sabemos que ninguém vai seguir nossos conselhos. Tem coisa mais sem futuro do que dar conselho a quem mal conhecemos?
A pessoa sempre concorda com você, acha que foi o máximo tudo o que falou, te agradece emocionada, só falta lhe entregar uma estueta do Oscar, mas, no fim das contas, ela vai fazer exatamente o oposto. E o que você vai ganhar com o conselho que desperdiçou com o estranho? Nada! Nem mesmo a certeza de que vai funcionar (ou não).
É por isso que não gosto muito de dar conselhos, apesar de ouvir de diversas pessoas que eu sei fazer isso muito bem. De ouvir pessoas dizerem que gostam de conversar comigo. De ouvir pessoas me perguntando como agir. De pessoas mandando eu dar conselho a outras pessoas...
Acho que está dando certo porque só dou conselho a quem gosto e a quem conheço.
Mas é uma coisa séria para mim. E o feedback é sempre positivo.
Sempre dizem: não é que você tinha razão? Não é que deu certo? Posso te perguntar mais uma coisa?
Mas é isso ai.
Hoje foi só para dizer que as pessoas levam a sério as coisas que dizemos e por isso temos que tomar cuidado com isso. Se for para dar um conselho, faça como se repetisse para si mesmo o que deves fazer!

Nenhum comentário: